People Mover do Aeroporto inicia operação assistida apenas com funcionários

O People Mover, aeromóvel que ligará a estação da CPTM aos três terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos, começou a operar de forma assistida na noite de quarta-feira (3). Nesta fase inicial, o transporte será utilizado apenas por funcionários do aeroporto ao longo de dezembro.

A previsão é que passageiros passem a usar o sistema a partir de janeiro. Durante a operação assistida, o aeromóvel funciona diariamente das 18h às 24h, no mesmo padrão dos testes realizados nos últimos meses. Por enquanto, a velocidade é limitada a 25 km/h — embora o sistema tenha atingido 57 km/h nos testes — e os trens circulam com até 50% da capacidade.

A operação com funcionários é uma das últimas etapas antes da liberação comercial. Quando estiver em funcionamento pleno, o trajeto entre a estação da CPTM e o Terminal 3 será feito em cerca de seis minutos.

O sistema foi construído porque a estação da CPTM não chega aos terminais. Hoje, o percurso é feito por ônibus gratuitos, que continuarão sem cobrança também no aeromóvel. Os três trens começaram a rodar em testes no início do ano, aos fins de semana, e depois em mais dias da semana.

A via elevada tem 2,7 km de extensão e quatro estações: uma conectada à CPTM e outra em cada terminal. O veículo é movido por propulsão pneumática, tem dois carros articulados de 16 toneladas e capacidade para até 200 passageiros por viagem.

O investimento total, estimado em pouco mais de R$ 300 milhões em 2023, é custeado com recursos da outorga da GRU Airport, concessionária do aeroporto. A Anac informou recentemente que ainda não havia previsão para o início da operação comercial.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias