Criada em 2007, inicialmente para gerir carteiras de ações, a Perfin Investimentos se transformou em uma casa especialista em grandes projetos de infraestrutura. Há nove anos fez seus primeiros aportes no segmento. Desde 2020, passou a atuar com um fundo de participações (FIP) com investimentos diversificados em projetos de energia, rodovias e saneamento. Após o fundo concluir o período de formação de portfólio no final de 2023, a empresa colocou na praça outro fundo com objetivo de levantar R$2 bilhões para projetos de infra no mercado local e mais R$3 bilhões no exterior. “A ideia é montar o portfólio do fundo em até cinco anos com ativos de saneamento, rodovias, energia e logística”,comenta Carol Rocha, COO da Perfin.
Com quase R$ 10 bilhões investidos em infraestrutura, além de R$ 19 bilhões geridos pelo braço de Wealth Management, a Perfin tem parcerias importantes para operar ativos em conjunto com players como Aegea e Corsan, em saneamento, Equipav, em rodovias, e Alupar para os ativos de energia. Um dos planos de investimentos que faz parte da filosofia da Perfin para a escolha dos ativos, está no agronegócio, como comenta Carol Rocha, COO da Perfin. “Temos avaliado com bastante atenção ativos de infraestrutura que contribuam para a eficiência logística do setor. Estruturas de armazenagem, como silos, e terminais intermodais são particularmente relevantes, sobretudo quando integrados a soluções de transporte que facilitem o escoamento da produção. Há, inclusive, uma sinergia natural com nosso portfólio de rodovias, algumas localizadas em corredores estratégicos de transporte agrícola, como o do Paraná, que conecta o interior do estado ao porto de Paranaguá. Além disso, estamos atentos a inovações que aliem eficiência logística e sustentabilidade. Nossa entrada na VirtuGNL, empresa que atua na descarbonização do transporte pesado por meio do uso de gás natural liquefeito, reforça esse compromisso. Enxergamos nessa frente uma forma de apoiar o agronegócio com soluções energéticas mais limpas, ampliando o impacto positivo dos nossos investimentos nesse ecossistema”, completa a executiva.
Atualmente, a base de investidores da empresa é composta majoritariamente por famílias. Mais recentemente, iniciou parcerias com private banks, que vêm distribuindo os produtos para clientes do segmento ultra-high net worth e trazendo investidores institucionais. A consolidação do trackrecord deu conforto para a Perfin avançar, sempre de forma cautelosa, com a ampliação e sofisticação da sua base de investidores. No que diz respeito à governança e à participação na gestão dos ativos, a Perfin atua no nível de comitês e conselho de administração, com a não ocupação de pessoas em cargos executivos nas empresas, muitas vezes possui um parceiro operacional, escolhido pela referência e excelência nas suas respectivas áreas de atuação. “Acreditamos que o melhor caminho é atuar de forma estratégica, preservando a autonomia operacional e contribuindo com direcionamento e supervisão sempre que necessário. Nos casos em que montamos plataformas do zero, atuamos ativamente na seleção de executivos e time estratégico com comprovada experiência, mantendo nossa atuação estratégica, também em nível de comitê e conselho. Essa postura tem se mostrado eficiente e alinhada com a nossa filosofia de investimento. Em relação à seleção de ativos, todo o time de investimentos tem autonomia para trazer sugestões de investimentos, que seguindo o rito de originação, é submetida ao Comitê de Investimento da gestora formado pelos executivos seniores da Perfin Infra. Importante ressaltar que, dentre todos os investimentos da gestora, apenas um veio através de bancos. Todos os demais investimentos vieram de originação interna. Participamos dos conselhos de administração e de comitês específicos, que se reúnem periodicamente, e é nesse âmbito que contribuímos com a definição de diretrizes e políticas da companhia, sempre com foco na geração de valor e na boa governança”, explica a executiva.
Entre 2016 e 2020 a atuação da Perfin era baseada em fundos dedicados para cada nova oportunidade que surgia. Nesse período, diversos fundos voltados a ativos específicos foram estruturados, como projetos de transmissão de energia e geração renovável, incluindo parcerias importantes, como por exemplo a Casa dos Ventos, no segmento eólico, e com a Solatio, em geração solar. A partir de 2020, já com um histórico sólido e uma equipe madura e mais robusta, deram um passo importante na diversificação de produtos, e lançaram o primeiro fundo multissetorial, o Perfin Mercury. A partir dele, começaram a investir de forma mais flexível em diferentes segmentos da infraestrutura, sem a limitação de uma vertical, e cada vez mais ampliando a área de atuação dentro do que faz sentido para a estratégia de alocação de capital e crescimento no setor. Encerraram no final de 2023 o período de formação de portfólio do primeiro fundo multissetorial, lançado no fim de 2020. Esse fundo comprometeu todo o seu capital em ativos diversificados nos segmentos de energia, rodovias e saneamento, em linha com seu mandato.
Investimento de R$ 450 milhões na VirtuGNL e aposta no gás natural como insumo indispensável para a transição energética
A Perfin Infra, por meio de sua família de fundos Perfin Infra II, anunciou um investimento de até R$ 450 milhões de equity na VirtuGNL, empresa especializada em soluções integradas de liquefação, armazenamento e transporte de Gás Natural Liquefeito (GNL). A primeira fase do investimento, no valor de R$100 milhões, será feita via debêntures conversíveis, para apoiar a expansão da estrutura operacional da VirtuGNL. O avanço da operação, bem como a conclusão de novos contratos, serão os gatilhos para a conversão de outros aportes, garantindo que o negócio se expanda de forma sustentável.
A VirtuGNL é uma empresa criada e idealizada por José de Moura Júnior em 2019, que trabalha para destravar a cadeia do GNL no Brasil. A empresa tem como foco o desenvolvimento da infraestrutura do insumo através das Centrais de Descarbonização Rodoviária (CDR) para o autoabastecimento para o transporte rodoviário de longa distância.
“Com a entrada da Perfin Infra, ganhamos um grande reforço para escalar o crescimento do GNL no Brasil. Essa é uma corrida que todo mundo vence: a economia, a sociedade e o meio ambiente. A economia vai aliviar a balança comercial, diminuir a dependência da importação do diesel e dará mais espaço para um recurso brasileiro,com isso, a sociedade sairá ganhando. Ainda contribuirá para o balanço de descarbonização das empresas. Uma equação em que o resultado final é de ganha-ganha”, destaca José de Moura Júnior, CEO da VirtuGNL.
A companhia, que já contava com um contrato de suprimento de GNL com a Eneva equivalente a 34.800Nm³/dia de gás, para desenvolver esse mercado de transporte, firmou, ao longo de 2024, contratos com a Vibra, Yara e Cofco, companhia chinesa que opera com commodities agrícolas, contratos assinados em torno dos R$2,5 bilhões.
Para atender o mercado do Norte e Nordeste, celebrou, no ato da entrada da Perfin Infra na sociedade, um aditivo ao contrato de GNL com Eneva, ampliando o volume de 35 mil m3/dia para 150 mil Nm³/dia de gás equivalente, com a opção de poder escalar esse volume em mais 600 mil m³/dia no futuro.
No fim de 2024, a empresa (joint venture entre VirtuGNL e Eneva) começou a atender os primeiros clientes industriais no Maranhão: Suzano e Vale, que consomem o gás produzido no Complexo Parnaíba. O projeto de distribuição de GNLsmall-scale, nesse caso, prevê a entrega de gás via carretas (também movidas a gás) a partir da planta de liquefação construída pela Eneva no Complexo do Parnaíba até as fábricas das duas companhias, em Imperatriz e São Luís (MA), respectivamente.
Só em 2025, o plano de investimento da VirtuGNL é de R$700 milhões. O foco está na entrega das primeiras centrais de descarbonização rodoviária (CDRs), os pontos de abastecimento que sustentam a frota de caminhões a GNL da companhia. A ideia é que a necessidade de capital para sustentar o plano de negócios seja complementada, no futuro, com a emissão de dívida. Banco do Nordeste (BNB), Banco da Amazônia (Basa) e BNDES são algumas das possibilidades.
Este ano, a VirtuGNL começou a rodar uma segunda fase do projeto no Maranhão: o transporte de cargas variadas via caminhões a gás, em vez de transportar o GNL para grandes clientes, como Vale e Suzano, o plano é transportar qualquer tipo de mercadoria usando os caminhões a GNL, em substituição ao diesel.
Hoje, a companhia tem autorização da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para um projeto piloto que só permite o auto-abastecimento de caminhões com GNL. No futuro, porém, a ideia é que o negócio evolua para abastecimento também de frota de terceiros.
A Perfin Infra vê na VirtuGNL uma forma de contribuir ativamente para a descarbonização do transporte de carga de longas distâncias, substituindo o uso do diesel nas frotas. Além disso, as soluções de transporte de GNL permitem o uso do insumo mesmo em regiões onde não há gasodutos, e contribuem para a transição energética.
Essa expertise pode ser aproveitada em outros projetos como solução para substituir usinas movidas a derivados fósseis mais poluentes, principalmente o diesel, por gás natural, uma fonte mais limpa, que garante segurança ao sistema elétrico, e que contribui para uma redução expressiva de emissão de gases do efeito estufa no curto prazo.
“O gás natural é um importante aliado no crescimento econômico mundial, e um combustível primordial para a transição energética. Pela característica continental do país, e pela concentração da infraestrutura de gasodutos limitada às regiões costeiras, a Perfin Infra enxerga grande potencial na VirtuGNL, justamente por oferecer solução para o transporte da molécula líquida por modais alternativos ao gasoduto, permitindo a ampliação do mercado principalmente no interior (off-grid). De forma geral, nossos veículos seguem a estrutura tradicional de fundos de infra, com ciclos completos de investimento e desinvestimento entre 10 e 12 anos, o que permite acompanhar a maturação dos ativos e gerar valor ao longo do tempo. Não obstante esses prazos, estamos sempre atentos às janelas de liquidez e, na média, nossos fundos concluíram seus ciclos de investimentos em prazos bem mais curtos, dado nosso foco e olhar oportunístico para os investimentos”, acrescenta Carolina Rocha, COO da Perfin Infra.
A executiva também enfatizou a importância da estratégia de alocação de recursos em saneamento e rodovias. “Tanto em saneamento quanto em rodovias, identificamos um pipeline bastante promissor para os próximos anos. No setor de saneamento, estamos bem posicionados por meio da nossa parceria estratégica com a Aegea na região Sul do país. Em rodovias, o cenário segue dinâmico, com diversas concessões agendadas até o final do ano e estamos igualmente bem posicionados com a nossa plataforma EPR, formada em 2022 em parceria com a Equipav, e que já soma mais de 3 mil km de rodovias sob concessão. Independentemente dos governos e ciclos políticos, temos observado uma continuidade das iniciativas de concessão de projetos à iniciativa privada, com protagonismo crescente de estados e municípios e uma coordenação mais integrada entre entes federativos, além de contribuições relevantes nos modelos de estruturação de entes como BNDES e organismos multilaterais, como IFC. Isso abre um leque significativo de possibilidades e vemos um ambiente bastante fértil para investimentos privados no setor”, finaliza a executiva.
Sobre a Perfin Infra
A Perfin Infra, gestora de investimentos com mais de 8 anos de atuação no setor de infraestrutura, possui R$15 bilhões em ativos sob gestão (AuM). Com uma equipe multidisciplinar, experiente, e com excelente histórico de retornos nos pilares regulatório, jurídico, financeiro e de engenharia, a Perfin Infra possui investimentos já consolidados nos setores de transmissão, geração de energia, saneamento, rodovias e carbono. Além disso, tem direcionado esforços em novas frentes para ampliar a atuação da gestora, sempre com o nível de especialização, diligência e dedicação já reconhecidos de seus sócios em outros segmentos.