A Comexport e a Vports, concessionária que administra os complexos portuários do Espírito Santo, assinaram um novo contrato que amplia a área de atuação da empresa, especializada em comércio exterior, dentro do complexo portuário de Vitória e Vila Velha. Segundo divulgado, a ampliação de 16 mil metros quadrados vai aumentar a capacidade de armazenamento de veículos e de cargas especiais, tais como maquinários e equipamentos.
A Comexport se tornou, em 2023, a primeira empresa a operar um Terminal de Veículos (TEV) dentro do Porto de Vitória. Com o acordo de ampliação, assinado na última segunda-feira (10), o Espírito Santo deverá receber mais de 200 mil veículos por ano, consolidando o estado como uma das principais portas de entrada de automóveis importados para o Brasil.
Para a companhia, o acordo é mais um movimento para ampliar a oferta de serviços ao setor automotivo e a outros segmentos que demandam logística especializada. O desempenho constante de crescimento da operação no complexo motivou o novo contrato de expansão de área.
“Hoje temos, dentro do porto, um complexo logístico classificado entre os mais avançados do mundo. A nova parceria reafirma nossa confiança no Estado e no mercado automotivo brasileiro”, disse Alan Goldlust, presidente da Comexport.
Este é o 15° contrato firmado pela Vports desde a concessão dos portos capixabas, há três anos. Segundo a empresa, os investimentos somam R$ 600 milhões desde o início da concessão, resultado de aportes próprios e de parceiros privados.
“O novo contrato fortalece o porto como hub logístico para o setor automotivo e para operações que demandam flexibilidade e produtividade”, afirmou o diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão.
Crescimento
De janeiro a setembro de 2025, 3,8 milhões de toneladas chegaram ao país pelo complexo portuário — número que já supera todo o volume importado em 2024, que havia sido recorde.
A Vports também registra aumento de 49% nas importações de máquinas e equipamentos neste ano, tendência favorecida pela ampliação do espaço e da capacidade de atendimento.