Quando fica pronto projeto para ferrovia litorânea de 62 km em SC

O projeto executivo para construção de ferrovia litorânea em Santa Catarina deve ficar pronto em março de 2026. O prazo faz parte de prorrogação de contrato iniciado no final de 2022. O traçado pretendido tem 62 quilômetros de extensão, entre Araquari e Navegantes. A linha é chamada de Ferrovia dos Portos, por ligar os complexos portuários de São Francisco do Sul (já conectado com Araquari) e de Itajaí/Navegantes. O custo é estimado em US$ 300 milhões, equivalente a R$ 1,6 bilhão. O foco será a movimentação de cargas, com possibilidade de aproveitamento para transporte de passageiros.

Joinville e São Francisco do Sul tem ligação por ferrovia

A execução do projeto da ferrovia entre os portos está em 78%. O custo é R$ 7,2 milhões. Os trabalhos tiveram momentos de paralisação – a definição da supervisão foi um deles. Em 2025, por exemplo, o sistema de acompanhamento do governo do Estado não indica a realização de medições. O prazo de março de 2026 está valendo. O empreendimento vem sendo apresentado pelo governo do Estado a investidores, inclusive internacionais.

A lei estadual de ferrovias, em vigor desde julho, permite ao governo estadual oferecer concessões de ferrovias, seja de novos ramais ou linhas já existentes – o Estado quer receber, em cessão, trechos não utilizados da Malha Sul para posterior oferta à iniciativa privada. As tratativas estão em andamento com o Ministério dos Transportes.

Em outra frente, as secretarias de Infraestrutura e de Portos, Aeroportos e Ferrovias, analisam a possibilidade de a ferrovia entre Araquari e Navegantes ter traçado vizinho à Via Mar, a rodovia litorânea em fase de projetos. A estrada tem rota de 145 km entre Joinville e a Grande Florianópolis e a proximidade com a ferrovia ajudaria a reduzir o custo com desapropriações. O governo do Estado pretende iniciar a Via Mar, em pelo menos um lote, ainda em 2026.

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