O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realiza uma visita a Maragogipe, no Recôncavo baiano, nesta quinta-feira, 9 de outubro, para oficializar a retomada das atividades do Estaleiro Enseada, no distrito de São Roque do Paraguaçu. A agenda, que ocorre após a inauguração da montadora BYD em Camaçari, contará com o anúncio de um investimento de R$ 3 bilhões e a encomenda de seis embarcações pela Petrobras, em um movimento considerado estratégico para a indústria naval da Bahia.
A visita do mandatário, prevista para as 15h, visa dar o “start” na recuperação do estaleiro, que é visto como um equipamento-chave para o futuro da indústria estadual. O investimento bilionário será direcionado para a construção das seis embarcações encomendadas pela Petrobras.
Estas embarcações terão a função de dar suporte às plataformas da estatal e devem estar prontas e à disposição da empresa entre o final do primeiro semestre e o início do segundo semestre de 2026. A expectativa é que o projeto gere mais de 5,4 mil postos de trabalho, entre empregos diretos e indiretos, impulsionando os índices de emprego na região e no país.
A retomada do Estaleiro Enseada, com o investimento da Petrobras, representa um marco na política de reativação da indústria naval brasileira e um estímulo significativo para a economia local do Recôncavo baiano.