Rafael Fonteles quer reativar linha férrea para transporte de passageiros entre Piauí e Maranhão

O governador Rafael Fonteles solicitou ao Governo Federal a reativação do antigo trecho da ferrovia Transnordestina, ligando Caxias (MA) a Altos (PI), com passagem por Teresina, para o transporte de passageiros. A proposta é que o trecho seja incluído na renovação do contrato de concessão entre a União e a Transnordestina Logística, operadora da linha férrea.

De acordo com o governador, a medida busca fortalecer o transporte público intermunicipal e facilitar a mobilidade entre cidades que mantêm intenso fluxo diário de pessoas. “Essa concessão federal vai ser renovada em 2026. O concessionário tem interesse em fazer os investimentos. Nosso pleito junto ao Governo Federal é que o trecho entre Caxias, Timon, Teresina e Altos volte a funcionar como transporte de passageiros”, explicou Fonteles.

Segundo o governo, o trecho, desativado desde 1988, já foi um importante elo ferroviário entre o Piauí, Maranhão e Ceará, realizando seis viagens semanais com transporte de passageiros. A linha segue até Fortaleza (CE), com ramais que passam por diversas cidades, como Buriti dos Montes, Castelo do Piauí, Crateús, Sobral e Caucaia, além de conexão com os portos de Mucuripe e Pecém.

Enquanto isso, as obras da Transnordestina que ligará o sul do Piauí ao Porto de Pecém (CE) seguem em ritmo acelerado e devem ter o primeiro teste de transporte de cargas ainda neste mês de outubro, segundo o governador. “As obras estão concentradas agora no trecho do Ceará, porque o primeiro trecho do Piauí já está concluído. Depois, vão levar de São Miguel do Fidalgo até Eliseu Martins. E já vão fazer a operação teste esse ano, ligando o trecho de Simplício Mendes à região do sertão central do Ceará, levando grãos para abastecer a bacia leiteira e as granjas que tem naquela região”, afirmou Fonteles.

Conforme o governo, o projeto é considerado estratégico para o desenvolvimento agrícola e mineral do Piauí, com impacto direto no escoamento da produção e na competitividade da economia regional. Em junho, o Governo Federal destinou R$ 1,4 bilhão à obra, por meio de recursos do Finor e do FDNE, garantindo a continuidade dos trabalhos.

A Transnordestina está dividida em três grandes fases:

Fase 1: do Porto do Pecém (CE) até São Miguel do Fidalgo (PI), passando por Salgueiro (PE), com cerca de 1.040 km;

Fase 2: trecho de 166 km entre Paes Landim e Eliseu Martins (PI);

Fase 3: de Salgueiro (PE) até o Porto de Suape (PE), com 547 km.

Ainda segundo o governo, com a ordem de serviço assinada em junho para o início da construção do lote 8 (Missão Velha – Pecém), apenas os lotes 9 e 10 restam para a conclusão da fase 1. A previsão do Governo Federal é que os primeiros testes de operação com cargas comecem em 2025, ligando o Terminal Intermodal de Cargas do Piauí às regiões do Ceará e Pernambuco.

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