Reunião em Roma discute acordo entre União Europeia e Mercosul

Autoridades e empresários brasileiros e italianos se reuniram, em Roma, para discutir parcerias e os próximos passos do futuro acordo entre a União Europeia e o Mercosul. Autoridades vão mapear oportunidades em setores como energia, mineração, agronegócio e tecnologia, e a avaliação é de que a parceria entre Itália e Brasil ganhe força com o avanço do tratado.

O encontro em Roma reforçou “o papel da Itália como parceiro estratégico” na busca pela aprovação do acordo, num momento em que países-chave, como a França, ainda apresentam obstáculos. Segundo o ministro da Agricultura italiano, a expectativa é de que, após os ajustes necessários, o acordo seja aprovado “de forma justa”, beneficiando todos os países envolvidos.

O ministro italiano também defendeu o princípio da reciprocidade, afirmando que tudo o que a Europa exige de seus próprios produtores deve valer para produtos do Mercosul. Se o tratado for assinado no próximo mês, como anunciou o presidente Lula, UE e Mercosul formarão um dos maiores mercados integrados do mundo, com mais de 700 milhões de pessoas, reduzindo tarifas, ampliando exportações brasileiras e atraindo investimentos europeus em infraestrutura e transição energética, ainda sujeito à aprovação do Parlamento Europeu.

No evento, o ministro Gilmar Mendes destacou que “o Brasil se destacou por mostrar uma grande capacidade de resistência institucional”, apresentando ao mundo uma imagem de resiliência democrática.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias