Samarco projeta retorno total da produção até 2028

A Samarco se prepara para uma nova etapa de sua trajetória de retomada gradual, rumo aos 100% da capacidade produtiva instalada, que equivale a cerca de 26/27 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro por ano. A expectativa é colocar mais duas usinas em funcionamento até 2028.

Com aporte estimado em R$ 3,5 bilhões, o projeto contempla a reativação das usinas de pelotização 1 e 2 do Complexo de Ubu, em Anchieta (ES), ampliando a produção de pelotas de minério de ferro e fortalecendo a cadeia produtiva da empresa nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

As ações preparatórias para essa nova fase já começaram, de acordo com a Samarco. Foram realizadas atividades de conservação de ativos, engenharia básica, segurança estrutural e planejamento de desmontagens em andamento. O Conselho de Administração da Samarco deve aprovar o plano até o final deste ano. A execução principal do projeto está prevista para ocorrer entre 2026 e 2028.

O plano para alcance dos 100% de produção instalada abrange a revitalização completa das duas usinas de pelotização, incluindo a modernização de equipamentos, instalação de novas áreas de filtragem, implantação de uma estação de tratamento de efluentes industriais e peneiramento complementar. Segundo a empresa, essas medidas reforçam o compromisso da Samarco com práticas produtivas mais seguras, sustentáveis e alinhadas às exigências ambientais atuais.

Atualmente, estão em funcionamento as usinas de pelotização 3 e 4, em Ubu. A última a entrar em atividade foi a usina 3, quase nove anos depois do acidente em Mariana (MG), o que permitiu à empresa alcançar os 60% de sua capacidade produtiva instalada. Em 2024, a Samarco produziu 9,7 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro. Foi o maior volume desde a retomada das atividades operacionais em dezembro de 2020.

Alinhada ao planejamento estratégico e ao processo de retomada gradual, a Samarco anunciou, no final de setembro, a chegada de dois novos diretores. Akira Ano assume a diretoria de Conformidade, Governança e Auditoria, enquanto Paulo Schottz toma posse como o novo diretor Comercial e Marketing da empresa.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias