O Governo do Estado de São Paulo aprovou, nesta quarta-feira (10), a conclusão dos estudos e a autorização para a publicação do edital da Parceria Público-Privada (PPP) da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ). A decisão foi tomada pelo Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas (CGPPP) e pelo Conselho Diretor do Programa de Desestatização (CDPED), em reunião no Palácio dos Bandeirantes.
A concessão proposta tem prazo de 24 anos e estima R$ 310 milhões em investimentos, voltados à modernização da ferrovia, reforma de trilhos e estações, atualização de equipamentos operacionais e restauração de trens históricos. O modelo também prevê a reabertura do Parque Reino das Águas Claras e a criação de um Rail-Trail, trilha para ciclistas no trecho entre Eugênio Lefèvre e o Centro de Pindamonhangaba.
Apesar do avanço no processo, ainda não há detalhes sobre como será a transição operacional, nem sobre eventuais impactos tarifários, mudanças no funcionamento atual ou no acesso dos usuários. Também não foi informado como ficará a manutenção do caráter turístico e cultural da ferrovia ao longo da concessão, pontos sensíveis para Campos do Jordão e municípios atendidos pela linha.
Durante a reunião, o vice-governador Felicio Ramuth reforçou que a autorização do edital integra a estratégia estadual de ampliar parcerias com o setor privado. O secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, afirmou que o governo busca “previsibilidade e eficiência”, sem detalhar possíveis condicionantes de preservação do patrimônio ou garantias de continuidade dos serviços.
Com o aval para o edital, o projeto segue para a fase final antes do leilão, previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2026. Até lá, devem ser divulgadas as regras completas da concessão, permitindo uma análise mais precisa sobre os impactos da PPP e sobre o futuro da Estrada de Ferro Campos do Jordão, um dos patrimônios históricos e turísticos mais relevantes da região.