Serviço Geológico do Brasil firma parceria com a CBL para ampliar exploração de lítio

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) assinou um acordo de cooperação técnica com a Companhia Brasileira de Lítio (CBL) para atuarem de forma conjunta na exploração de lítio.

O acordo terá vigência até setembro de 2027.

Durante a cooperação, serão estudadas áreas localizadas no Vale do Jequitinhonha, região norte de Minas Gerais.

As atividades previstas envolvem a aplicação de tecnologias geofísicas voltadas à detecção e modelagem de pegmatitos, além da identificação de características das assinaturas petrofísicas dessas rochas e de suas encaixantes, segundo o SGB.

“Ao unir a experiência industrial e o conhecimento aplicado da Companhia Brasileira de Lítio com a competência técnica e a infraestrutura científica do Serviço Geológico do Brasil, este acordo possibilita a realização de estudos geofísicos em pegmatitos com maior precisão e abrangência, contribuindo para a identificação de novos recursos, a otimização de modelos exploratórios e o desenvolvimento sustentável da atividade mineral no Brasil,” afirmou Julio Lombello, gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Belo Horizonte do SGB, ressaltando que a parceria entre o SGB e a CBL trará frutos significativos à atividade mineral no país.

O acordo não prevê repasse financeiro entre as instituições.

A CBL é considerada a pioneira do setor de lítio no Brasil. Fundada em 1985 por um grupo de empresários locais – que ainda permanecem sócios da companhia – a empresa atendia, historicamente, indústrias de vidros, cerâmicas e metalurgia. Mais recentemente, passou a exportar parte de sua produção para a cadeia de baterias.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias