A SPTrans, gestora do sistema de transporte da capital paulista, homologou uma nova configuração de ônibus elétrico para poder operar na cidade. O modelo e-Bus Eletra Padron recebeu novas tecnologias que, se comparado a ônibus equivalente, o tornaram 400 kg mais leve e possibilitou aumento de capacidade para 82 passageiros, dez a mais. Devido a inclusão de baterias mais eficientes fornecidas pela WEG também a autonomia aumentou para 255 km.
De acordo com a Eletra, o novo Padron surge para ocupar lugar até então vazio nas operações dos sistemas estruturais e de articulação regional. O modelo se aplica a médias e altas demandas, bem como a condições operacionais severas.
Produzido na fábrica da Eletra em São Bernardo do Campo (SP), o modelo tem chassi fornecido pela Mercedes-Benz e a carroceria de 13 metros comprimento vem da Caio. A empresa destaca avanço no ônibus por incorporar motores elétricos de imãs permanentes e controladores mais precisos por conta de softwares mais modernos.
O modelo segue todas as especificações exigidas pela SPTrans, como piso baixo, vidros colados com proteção contra raios UV, ar-condicionado e tomadas do tipo USB.