Stellantis projeta crescimento moderado para 2026 e aposta em hibridização

O ano de 2025 foi marcado por conquistas importantes para a Stellantis no mercado brasileiro. A montadora celebrou os prêmios Automotive Business 2025 e Lançamento do Ano 2026 em um momento estratégico para a empresa.

Para Fernando Scatena, CFO da Stellantis América do Sul, a premiação da Automotive Business representa um orgulho coletivo pelo trabalho realizado e um justo reconhecimento de todos os funcionários da companhia na região.

O grupo Stellantis faturou dois troféus: no Prêmio Automotive Business, como Montadora do Ano, e no Prêmio Lançamento do Ano 2026, na categoria Carro Digital até R$ 200 mil, com o Peugeot 2008 Hybrid.

Stellantis à espera de ano desafiador

Olhando para 2026, Scatena não esconde que será “um ano divertido, com muitos desafios”. A indústria automotiva atravessa uma transformação profunda, com marcas chinesas crescendo fortemente no mercado local.

Longe de recuar diante da concorrência, o executivo afirma: “Gostamos desse desafio, é muito grande para todos desafiarem, inovar, criar coisas novas”.

A Stellantis projeta um ano espetacular em resultados, para manter a liderança na participação de mercado, mesmo com a indústria também nesse contexto de mais desafios.

Por esta razão, a estratégia para os próximos anos passa necessariamente pela eletrificação e hibridização do portfólio. Scatena garante que há “muitas novidades” chegando e que a empresa tem um plano forte, os investimentos, o time e as pessoas para sustentar “mais um ano de conquistas”.

“Temos um 2026 muito recheado”, resume o executivo.

Eletrificação é palavra de ordem

A evolução passa pela incorporação de vários produtos já conhecidos, mas com motores híbridos.

Entre as novidades mais aguardadas é a consolidação da Leapmotor.

O executivo tem enormes expectativas com a nova marca e explica que a marca traz múltiplas inovações e tecnologia com a motorização ultra-híbrida.

“Já começamos a vender com uma demanda muito forte nas primeiras quatro semanas após o lançamento”.

O diferencial da parceria está justamente na expertise local: a Stellantis também está dando à Leapmotor “50 anos de experiência” no Brasil, algo que uma marca chinesa não tinha.

Além disso, reforça o portfólio de eletrificação da Stellantis.

“Já começamos com a mild hybrid, agora com a Leapmotor estamos introduzindo tecnologia ultra-híbrida. E planejamos incorporar diferentes níveis de hibridização em todos os nossos produtos, em todas as nossas marcas.”

Aposta no SUVinho da Jeep

Outro destaque é o Jeep Avenger, que será produzido na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, em 2026.

“Foi um dos grandes sucessos do salão e começou com uma força enorme”.

Quanto às projeções para 2026, Scatena adota uma postura cautelosa. O executivo reconhece que um ano eleitoral sempre terá algum efeito de volatilidade.

“Devemos ter um crescimento moderado e leve em relação a este ano, mantendo algum ritmo de crescimento.”

Apesar das incertezas, Scatena demonstra confiança absoluta na liderança. Particularmente na Fiat Strada, que segundo ele vai ser a líder de vendas no Brasil como tem sido há muitos anos.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias