Suape recebe parque tecnológico com projetos de baterias e H2 Verde

O Porto de Suape, em Ipojuca (PE), vai inaugurar o parque tecnológico Senai Park na próxima segunda-feira (20) com dois projetos iniciais voltados para as indústrias de baterias de lítio e hidrogênio verde – sem emissão de poluentes na atmosfera.

O diretor de inovação e tecnologia do Senai-PE, Oziel Alves, disse nesta sexta-feira (17) a jornalistas que, por enquanto, os equipamentos permitem a produção em menor escala. Segundo ele, o objetivo é focar em etapas de desenvolvimento com alto grau de risco e ajudar as empresas a testarem modelos de negócio.

H2

A planta de hidrogênio verde instalada no local tem a potência de apenas 100 kW (kilowatts), com produção de 30 kg de hidrogênio por dia. Alves, contudo, explicou que, passada a fase de testes, “é fácil” elevar a capacidade para o patamar de demanda da indústria, da ordem de 150 MW (megawatts).

Agora, o trabalho do Senai-PE está voltado para a análise do ciclo de vida útil do eletrolisador (usado para quebrar a molécula da água separando o hidrogênio do oxigênio), por exemplo. Também é feita a avaliação do armazenamento em cilindros para uso industrial e das ferramentas digitais de rastreamento das fontes de energia, o que poderá garantir com a certificação um hidrogênio realmente verde.

Baterias

No caso das baterias de lítio, Camila Barreto, diretora regional do Senai-PE, mostrou o projeto da fábrica que ainda será construída e funcionará de forma automatizada. Ao todo, vinte contêineres de equipamentos chegarão ao local para montar a estrutura, disse ela.

A fábrica de baterias deve ser concluída em janeiro e iniciar a produção em março, com tiragem de mil unidades mensais. O projeto, liderado pelo fabricante Baterias Moura, é voltado para linha de baixa tensão (12v/48v), aplicada a veículos elétricos do tipo híbrido.

Próximos projetos

O diretor do Senai-PE contou que há a expectativa de que os próximos projetos envolvam o desenvolvimento de drones, para a indústria de óleo e gás, e sensores veiculares que detectam o risco de colisão e ativam a frenagem automática. Segundo ele, nos dois casos, já são mantidas conversas com representantes dessas indústrias.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias