O Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) está modernizando a gestão de mais de 10.800 quilômetros de rodovias estaduais com o suporte do consórcio liderado pela Engefoto, em parceria com a Evvia e a Terra. O projeto integra tecnologias avançadas de levantamento cadastral, como aerofotogrametria e mapeamento 360°, garantindo uma visão abrangente e precisa de toda a malha viária, incluindo pavimentação, sinalização, obras de arte especiais e correntes, faixa de domínio e demais ativos da rodovia.
Todas as informações cadastradas são georreferenciáveis, permitindo análises espaciais de alta precisão e integradas a outros dados de infraestrutura. Para ampliar a qualidade e a agilidade na análise do estado do pavimento, o consórcio aplicou técnicas de inteligência artificial, otimizando a detecção de falhas no asfalto e elevando a confiabilidade dos diagnósticos.
O grande diferencial está na implantação do Geowise, um sistema SIG robusto, desenvolvido pela Engefoto, que centraliza todos esses dados em uma plataforma única. Essa estrutura permite não apenas consultar o estado atual, mas também acompanhar historicamente todos os ativos rodoviários, tornando possível entender a evolução das condições ao longo do tempo.
Com o Geowise, o DER/PI pode aplicar ferramentas estatísticas, gerar mapas temáticos e mapas de calor que destacam visualmente os principais pontos críticos que demandam atenção.
Essa análise direcionada apoia a definição de prioridades técnicas e financeiras, viabilizando a aplicação mais eficaz dos recursos públicos disponíveis.
Além disso, a integração entre o levantamento de campo, o processamento de imagens aéreas e a gestão inteligente de dados fortalece a capacidade de planejamento preventivo, reduz custos operacionais e eleva o nível de segurança para os usuários.
O projeto ainda cria bases sólidas para atrair investimentos, estabelecer parcerias público-privadas e consolidar uma infraestrutura viária mais moderna, sustentável e conectada às demandas da mobilidade.
Atualmente, o projeto segue em andamento, com os trabalhos de campo e análises em desenvolvimento.
A previsão de conclusão está estimada para o ano de 2026, conforme o cronograma estabelecido em contrato.