O trem noturno da Estrada de Ferro Vitória a Minas, que começará a operar em 1º de janeiro, prevê acrescentar 20 mil passageiros por mês na ferrovia operada pela Vale entre os dois estados.
As viagens extras partindo de Belo Horizonte e Cariacica (ES) ocorrerão nos meses de maior demanda no ano —janeiro, julho e dezembro, que coincidem com as férias escolares.
De acordo com a concessionária, que informou ter investido US$ 74 milhões (cerca de R$ 395 milhões, ao câmbio desta sexta-feira) na compra dos trens chineses fabricados pela CRCC (China Railway Construction Corporation), a demanda prevista será absorvida pelo tamanho das composições que serão usadas na rota de 664 quilômetros entre a capital mineira e a cidade da Grande Vitória.
Serão usados trens com dois carros executivos (57 passageiros cada), quatro carros econômicos (75 passageiros cada), um carro especial (para usuários de cadeiras de rodas), um carro restaurante e um carro lanchonete, que percorrerão a rota em cerca de 13 horas.
A velocidade máxima do trem é de 65 quilômetros por hora, por questões de segurança nos cruzamentos dos municípios —são 42— e também nas vias férreas. Ao contrário do trem diurno, que para em 30 estações, o noturno irá parar em 14 localidades, definidas conforme a demanda verificada pela Vale.
Os trens noturnos serão menores que os utilizados nas viagens diurnas entre os destinos, compostos nos períodos de maior demanda por quatro carros executivos e oito carros econômicos, de acordo com o diretor de operações da ferrovia, João Falcão.
“Entendemos que não vai diminuir a demanda diurna, esse transporte será adicional no total já transportado anualmente. Estudamos que será suficiente para atender a necessidade”, disse.
No ano passado, foram transportados 857 mil passageiros pelos trens diurnos, que partem simultaneamente às 7h da capital mineira e de Cariacica.
Para as viagens noturnas, a partida de Belo Horizonte está prevista para as 19h, com chegada às 8h15 do dia seguinte. No sentido inverso, partirá da estação Pedro Nolasco, em Cariacica, às 18h e chegará à capital mineira às 7h50 do dia seguinte.
Os bilhetes começaram a ser vendidos na última quinta-feira (20) e custam R$ 81 (classe econômica) e R$ 116 (carro executivo). A partir de 10 de dezembro, haverá reajuste anual, conforme parâmetros da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), e os valores passarão para R$ 87 e R$ 125, respectivamente.
Para operar os novos horários noturnos, foram contratados 90 funcionários, entre maquinistas (16), chefes de trem, equipe de bordo e serviços gerais.
Os trens chineses da CRCC passaram por fase de testes na ferrovia desde o início deste ano e, nas viagens noturnas, serão precedidos nos trilhos por uma locomotiva extra, que trafegará cerca de dez quilômetros adiante, para monitorar a via e garantir a circulação.
Construída em 1904, a Vitória a Minas foi modernizada na década de 1970 e transportou no ano passado 107,3 milhões de toneladas de produtos, dos quais 88,4 milhões de toneladas de minério de ferro e 18,9 milhões de outras mercadorias.
A adoção das viagens extras atende uma exigência feita à Vale no processo de renovação da concessão ferroviária e foi definida em conjunto com a ANTT. Operar à noite não era uma determinação, segundo a Vale.