UE pressiona EUA a suspender tarifas sobre produtos de metais

A Comissão Europeia está pressionando os Estados Unidos a remover tarifas sobre produtos feitos de aço, enquanto Bruxelas busca avançar em partes do acordo tarifário UE-EUA que ainda não entraram em vigor, disse nesta terça-feira (14) o comissário de Comércio da União Europeia (UE), Maros Sefcovic.

Segundo o acordo conjunto, os dois parceiros transatlânticos devem considerar a proteção de seus produtos de aço, alumínio e derivados contra excesso de capacidade, com tarifas de 50% nos EUA possivelmente substituídas por cotas livres de tarifas ou com tarifas reduzidas.

A Comissão, que supervisiona a política comercial em nome dos 27 países da UE, acredita ter cumprido sua parte do acordo ao propor elevar suas tarifas sobre o aço para 50%, reduzir pela metade as cotas atuais e esclarecer melhor a origem do aço. A proposta, que ainda precisa da aprovação dos governos da UE e do Parlamento Europeu, teria contornos “muito semelhantes” à abordagem que os EUA desejavam para proteger sua indústria doméstica de aço contra excesso de capacidade, disse Sefcovic.

“Uma vez que estamos protegendo nossos mercados de maneira muito semelhante, é hora de discutir os derivados do aço, porque acho que devemos acabar com a prática de ter que calcular quanto aço há em uma geladeira ou lava-louças”, afirmou em entrevista coletiva ao final de uma reunião de ministros do Comércio da UE na Dinamarca. Ele acrescentou que já havia proposto isso em uma carta aos seus colegas norte-americanos.

As tarifas dos EUA não se limitam apenas ao aço e ao alumínio, mas se estendem a uma série de produtos “derivados” feitos a partir desses metais. Em agosto, os EUA adicionaram 407 categorias de produtos à sua lista de derivados, com tarifa de 50% sobre o conteúdo de aço e alumínio, além da tarifa universal sobre o conteúdo não metálico — para a UE, de 15%. As categorias incluem turbinas eólicas, tratores, vagões ferroviários, motocicletas, sistemas de escape automotivos, geladeiras, freezers e secadoras.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias