UE reduz exigência de emissões zero para carros

A Comissão Europeia anunciou nesta terça-feira que flexibilizará a proibição planejada para 2035 de novos carros a gasolina e diesel, passando a exigir que as montadoras reduzam as emissões de escapamento em 90%. Os 10% restantes seriam compensados pelo uso de aço de baixo carbono produzido na União Europeia (UE) ou por combustíveis sintéticos e biocombustíveis.

De acordo com o Pacote Automotivo proposto pela Comissão, as montadoras ainda poderão vender alguns veículos não totalmente elétricos (VEs) após 2035, como híbridos plug-in, extensores de autonomia e híbridos leves, juntamente com modelos totalmente elétricos e a hidrogênio.

Isso representaria uma mudança em relação às regras da UE adotadas em 2023, que estabeleciam uma meta de redução de carbono de 100% para carros e vans novos a partir de 2035.

A Comissão afirmou que as montadoras poderão se beneficiar de “supercréditos” antes de 2035 para VEs pequenos e acessíveis fabricados na UE. A medida visa acelerar o lançamento de mais modelos de veículos elétricos compactos.

Em relação às metas de 2030 para carros e vans, a Comissão introduziu maior flexibilidade, permitindo o “acúmulo e o financiamento” entre 2030 e 2032. Também propôs reduzir a meta de redução de carbono para vans em 2030 de 50% para 40%, citando uma adoção estruturalmente mais lenta de veículos elétricos nesse segmento.

Além disso, a Comissão anunciou padrões de emissão de carbono mais baixos para veículos pesados, a fim de facilitar o cumprimento das metas para 2030, e afirmou que definirá metas em nível de Estado-membro para frotas corporativas, visando acelerar a adoção de veículos com emissão zero ou baixa emissão.

Como parte de um pacote automotivo mais amplo, a revisão das metas de emissão das montadoras visa fortalecer a indústria automobilística europeia em sua transição para a mobilidade limpa.

Além dos padrões de emissão, a Comissão também apresentou um plano de “Impulso para Baterias” de € 1,8 bilhão para acelerar o desenvolvimento de uma cadeia de valor de baterias com base na UE, com € 1,5 bilhão destinado a empréstimos sem juros para produtores de células de bateria na Europa.

O pacote também inclui medidas para reduzir a burocracia e os custos de conformidade para os fabricantes, afirmou a Comissão. Segundo dados divulgados pelo Parlamento Europeu em 2024, o transporte rodoviário representa cerca de um quinto das emissões da UE, e os automóveis de passageiros, um dos principais poluidores, produzem 61% do total das emissões de carbono do transporte rodoviário na UE.

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