A Vale (VALE3) promoveu o Investor Tour 2025, onde apresentou uma atualização sobre sua estratégia e perspectivas operacionais.
Os principais tópicos discutidos foram:
(i) perspectivas para o mercado de minério de ferro;
(ii) guidance de produção e custos;
(iii) estratégia comercial e de portfólio de produtos; e
(iv) alocação de capital.
Perspectivas para o mercado de minério de ferro
Nas discussões sobre a demanda futura, a Vale reiterou seu compromisso de longo prazo com o aço verde. Embora uma transição completa ainda leve anos, sinais iniciais e investimentos em direção a um aço mais sustentável estão surgindo em regiões como Europa, EUA, Japão e Oriente Médio, com iniciativas experimentais até mesmo começando na China.
Para atender a essa demanda em evolução, o principal desafio da Vale será garantir um fornecimento consistente de minério de ferro de alta qualidade. Em relação a Simandou, a gestão destacou que sua produção futura precisará ser misturada com outros produtos para atender às especificações químicas, o que significa que não servirá como substituto direto para os minérios premium da Vale.
Por fim, a companhia enfatizou a importância estratégica da Índia como mercado de crescimento de longo prazo, onde a qualidade dos minérios da Vale complementa a produção local. A Vale pretende dobrar ou até triplicar suas vendas para a Índia nos próximos anos.