Venda de automóveis na Europa cresce acima de 10% em setembro

O mercado de automóveis na Europa absorveu no mês passado 1,23 milhão de unidades, volume 10,7% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando as vendas chegaram 1,11 milhão.

O impulso, que sublinha o terceiro mês consecutivo de crescimento, se deve a recentes lançamentos da indústria, segundo avaliação da Acea, a associação dos fabricantes no continente.

No acumulado dos nove meses do ano, as vendas somaram 9,92 milhões de unidades, 1,5% maior sobre os 9,77 milhões de automóveis vendidos há um ano.

As vendas de modelos 100% elétricos (BEVs) cresceram 25,4% nos nove primeiros meses, com 1,79 milhão de unidades entregues. Apesar do aumento, a Acea entende que o ritmo ainda se encontra abaixo do esperado para a transição energética. O volume alcançado representou 18,1% do mercado.

Os híbridos elétricos (HEVs) leves e plenos seguem como os preferidos pelo consumidor europeu. De janeiro a setembro, os licenciamentos chegaram a 3,45 milhões de unidades, volume que representou alta de 15% em relação ao mesmo acumulado de 2024 (3 milhões) e fatia de 34,8% das vendas no período.

Dentre os eletrificados, os modelos plug-in (PHEVs) são os menos atraem. Até setembro, os emplacamentos acumularam 918,5 mil unidades, alta de 32% e participação de 9,3% no mercado de automóveis.

Carros a gasolina e a diesel caminham em trajetória de queda. Os licenciamentos dos primeiros caíram 19,2% com 2,69 milhões de unidades vendidas e, os segundos, 24,3% ao anotar 798,9 mil automóveis. No período dos nove meses, encerram com fatias de 27,2% e 8%, respectivamente.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias