As vendas de vans somaram 1 milhão 74 mil unidades na Europa de janeiro a setembro, queda de 8,2% na comparação com igual período do ano passado, de acordo com os dados da Acea, entidade que representa o setor automotivo na região. A retração foi puxada pelos principais mercados, que registraram as seguintes quedas: França 8,3%, Itália 6,1% e Alemanha 6%. Na Espanha as vendas aumentaram 13,3%.
A demanda por caminhões chegou a 225,5 mil unidades, volume 9,8% menor do que o comercializado nos primeiros nove meses do ano passado. O resultado negativo foi puxado pelo mau desempenho de alguns segmentos, como o dos caminhões pesados, que caiu 9%, e dos médios, que recuou 13,5%.
Todos os principais mercados apresentaram queda de janeiro a setembro, com os maiores recuos registrados na Alemanha, 17,9%, e na França, 13,4%.
O segmento de ônibus foi o único que registrou crescimento das vendas até setembro, revertendo o resultado do primeiro semestre, com expansão de 3,6% sobre igual período do ano passado, somando 28,4 mil unidades comercializadas.
O avanço foi puxado por Polônia e Alemanha, onde as vendas cresceram 16,9% e 12,8%, respectivamente, enquanto Itália, Espanha e França registraram retrações de 16,9%, 11,3% e 4,5%, respectivamente.