VLI e Tereos realizam operação ferroviária de açúcar com compensação de carbono

A VLI, empresa de soluções logísticas que atua em ferrovias, portos e terminais, e a Tereos, produtora de açúcar, etanol e energia, realizaram uma operação ferroviária de transporte de açúcar com compensação de carbono no Brasil.

Segundo as empresas, trata-se da primeira do país. A movimentação ocorreu em setembro, entre o Terminal Integrador Guará, em São Paulo, e o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), na Baixada Santista. As empresas agora vão avaliar os resultados da operação pioneira para definir próximos passos.

A VLI iniciou suas atividades no mercado de créditos de carbono em 2023 por meio do SemC (Sem Carbono), projeto desenvolvido em programas de intraempreendedorismo da companhia. A iniciativa permite que as operações ferroviárias sejam compensadas com base nas emissões registradas em documentos das concessionárias.

O transporte de açúcar entre VLI e Tereos já possui histórico de investimentos significativos. Em novembro de 2020, as empresas inauguraram armazéns no Tiplam e no Terminal Integrador de Guará, com aporte conjunto de R$ 205 milhões e capacidade para 240 mil toneladas. O Corredor Sudeste da VLI liga o Centro-Oeste ao Porto de Santos, facilitando o escoamento da produção.

Em 2025, a parceria bateu um recorde operacional com o embarque de 70 mil toneladas de açúcar VHP em um único navio com destino à China.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias